Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

CTA Meio Ambiente

  • +55 (27) 3345-4222

  • usa
  • bra

 
  HOME » O QUE FAZEMOS » Relação com Comunidades

Monitoramento Socioeconômico

Todo o processo de desenvolvimento tem um impacto direto sobre o meio socioeconômico, com consequências que se refletem de forma positiva ou negativa e, às vezes, em determinados grupos sociais, de forma mais pronunciada.

O monitoramento socioeconômico consiste no acompanhamento de indicadores que possam mensurar alterações ocasionadas pela presença de um fato novo, geralmente aliado a algum processo de desenvolvimento econômico no local. Tal monitoramento é realizado com base na coleta de dados primários e/ou secundários, de acordo com a necessidade de cada caso. Para maior efetividade do monitoramento, precede-se um diagnóstico e/ou uma coleta de dados inicial. Trata de temas como uso e ocupação do solo; infraestrutura básica de atendimento à população (saúde, educação, lazer); mudança no comportamento da população local; entre outros.

A priorização na coleta de dados primários e a análise integrada dos indicadores acompanhados em relação a um diagnóstico prévio e/ou impactos previstos em um empreendimento são diferenciais do CTA. Além disso, procura-se manter uma aproximação com a população residente na área estudada, a fim de manter uma integração entre sociedade e empreendedor, de forma participativa e esclarecedora.

« VOLTAR