Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

CTA Meio Ambiente

  • +55 (27) 3345-4222

  • usa
  • bra

 
  HOME » O QUE FAZEMOS » Monitoramentos

Oceanográficos

A zona costeira é uma das regiões mais importantes e dinâmicas do mundo. É um habitat crítico para mais de 90% dos organismos marinhos. Estes organismos são afetados pelas condições físicas – incluindo os ventos, ondas e rios, bem como a topografia litorânea e subaquática. Mudanças nessas condições ambientais influenciam nas variações da produtividade, no tamanho das populações e na estrutura das comunidades dos ecossistemas costeiros.

O monitoramento marinho é definido como um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as variações temporais.

No que diz respeito à qualidade da água, são realizadas coletas periódicas seguidas de análises individuais dos parâmetros mensurados nas Legislações pertinentes (CONAMA n° 357/2005 e CONAMA n° 344/2004), além de dados de ondas e correntes extraídos da bibliografia disponível on-line ou aferido in loco com uso de ADCP. Do ponto de vista biológico, existem linhas de estudos de Ictiofauna, Carcinofauna, Comunidade Planctônica e Fauna Zoobentônica em substrato consolidado e não-consolidado.

O CTA tem um vasto histórico em Monitoramentos Marinhos atendendo a diversas empresas situadas nas regiões nordeste e sudeste do Brasil.

«
»
« VOLTAR